domingo, 25 de setembro de 2011

O TAU


1-Introdução:São Francisco de Assis tomou o TAU e seu significado dos antonianos, uma comunidade religiosa masculina,fundada em 1095,cuja única função era cuidar dos leprosos.Em seus hábitos era pintada uma grande cruz.São Francisco de Assis tinha relações familiares com eles,porque trabalhavam no leprosário de Assis,no Hospital de São Brás,em Roma,onde Francisco esteve hospedado.No princípio de sua conversão,São Francisco encontrou os antonianos e seu símbolo do TAU.Mas a influência mais forte que fez do TAU um símbolo tão querido para Francisco e pela qual ele se tornou sua assinatura,foi a do Concílio de Latrão,no qual o Papa Inocêncio III fez o discurso de abertura,incorporando em sua homilia a passagem de Ezequiel (9,4) que diz que os eleitos,os escolhidos serão marcados com o sinal do TAU:"Percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com uma cruz na fronte os que gemem e suspiram devido a grandes abominações que na cidade se cometem" e acrescenta:"O TAU é a última letra do alfabeto hebraico e a sua forma representa a cruz,exatamente tal e qual foi a cruz antes de ser nela fixada a placa com inscrição de Pilatos.O TAU é o sinal que o homem porta na fronte quando - como diz o apóstolo crucifica o corpo com os seus pecados quando diz:'Não quero gloriar-me a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo' (...) Sejam portanto mestres desta cruz! São Francisco de assis.
2-Significado:O TAU é uma cruz com a forma da letra grega TAU (T),além de ser um símbolo Bíblico,é a última letra do alfabeto hebraico e a 19ª do grego,derivado dos Fenícios e correspondente ao "T" em Português.
Na Bíblia o "Tau" foi utilizado pelo profeta Ezequiel:"E a glória de Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual estava,e passou para a entrada da casa e clamou ao homem vestido de linho branco,que trazia o tinteiro de escrivão à sua cintura.E disse-lhe o Senhor: passa pelo centro de Jerusalém e marca com um T as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem na cidade".Ez9-3,4)
O Tau é a mais antiga grafia em forma de cruz e significa Verdade, Palavra,Luz,Poder e Força da mente direcionada para o grande bem.
O Tau, é a convergência das duas linhas:verticalidade e horizontalidade, significam o encontro entre o Céu e a Terra.Divino e Humano.
Em 1215 o Papa Inocêncio III prega um novo símbolo cristão e São Francisco, estando presente neste reunião, assume o Tau como símbolo de sua Ordem Religiosa: a Ordem dos Frades Menores.
Santa Clara, quando tratava dos doentes e enfermos com a imposição do TAU, invocava a Deus que curasse aqueles que padeciam e sofriam.
No Tau de São Francisco há três nós representando seus votos perante a Deus:Pobreza, Obediência e Castidade.

Significado do Tau:

- Lembrança da Redenção, da Cruz, do Amor.
- Sinal de penitência e conversão interior.
- Sinal de dor pelos pecados do mundo.
- Rumo a uma espiritualidade sadia.
- Recordação do nosso baptismo.
- Filhos de Deus.
- Sinal dos que sofrem.
- Sinal de Salvação.
S. Francisco de Assis selava o que escrevia com o TAU, para significar a densidade do amor de Deus,concretizada na Cruz do Cristo,sinal de Salvação.Assim podemos ver na mensagem que redigiu a Frei Leão, e que este conservou até ao fim dos seus dias.Hoje encontra-se exibição na Basílica de S. Francisco em Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário