quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MORTE DE SÃO FRANCISCO


Quando SÃO fRANCISCO percebeu que estava próximo de morrer,mandou que o levassem para a sua pequena cela na Porciúncula.
No Sábado dia 03 de Outubro,o Santo vivia os seus últimos momentos. Ao entardecer começou a cantar o Salmo 141 de David,rodeado pelos frades que choravam e não queriam deixa-lo sozinho.
Com o passar do tempo,o som de sua voz foi perdendo a intensidade até que emudeceu inteiramente.
Seus lábios fecharam para sempre e foi cantando,que entrou na eternidade. Deus de infinita bondade,ainda permitiu uma última saudação ao seu humilde cantor.
Por cima de sua cabana e ao redor,apenas a voz do Santo calou,o espaço foi ocupado por um sonoro e imprevisto coro de vozes de todas as aves,que em profusão e admirável alarido vieram cantando dar-lhe o último adeus.
Dois anos após sua morte foi beatificado,e em 1228,declarado Santo no dia 16 de Julho pelo Papa Gregório IX.
Seu Mausoléu encontra-se na Basílica com o seu nome,em Assis.
São Francisco foi escolhido oficialmente padroeiro da Itália.
Logo após a morte de São Francisco juntou-se uma multidão vinda de todos os lados para dar o último adeus ao santo.
Apesar de toda a tristeza,muitos louvores eram entoados agradecendo a Deus pelo dom de sua vida.
Deste modo,parecia mais estar havendo a celebração de uma solene e festiva liturgia.
No dia seguinte,4 de outubro de 1226, quando amanheceu, a multidão munida de ramos e velas levou o corpo em cortejo para dentro da cidade de Assis. Ao passarem na frente do mosteiro de São Damião ,onde Santa Clara e as irmãs clarissas moravam ,resolveram proporciona-lhes a alegria de ver pela última vez o santo Pai Francisco.
Vale lembrarmos aqui que Francisco, numa certa ocasião já bem próximo da morte,havia mandado dizer a Clara que ela ainda o veria uma última vez. Bem,deste modo,a profecia se cumpriu.
Depois,levaram o corpo para a igreja de São Jorge,para sepultá-lo. Atualmente esta igreja é a basílica dedicada a Santa Clara.Nela,Francisco aprendeu as primeiras letras quando criança e foi lá também que fez a sua primeira pregação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário