segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A CONSPIRAÇÃO FRANCISCANA


A Conspiração Franciscana
Autor: Sack, John

Editora: Sextante

Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
Sinopse:Em 1230, a Ordem dos Franciscanos dissimulou os estigmas da pele de São Francisco de Assis e escondeu o lugar exato de sua tumba, que só seria descoberta 600 anos depois. Que segredo terrível e ameaçador a Igreja desejava ocultar?
Traduzido para mais de vinte países, "A Conspiração Franciscana" é uma obra de ficção baseada em fatos reais .
Traduzido para mais de vinte países, "A Conspiração Franciscana" é uma obra de ficção baseada em fatos reais que prende o leitor do começo ao fim.
Pouco antes de morrer,frei Leo,um grande companheiro de São Francisco, escreve uma carta de despedida para seu amigo Conrad e esconde nos ornamentos do pergaminho uma mensagem que faz referência a acontecimentos misteriosos da vida do santo.
Preocupado com as possíveis implicações políticas e religiosas da carta, Conrad abandona seu isolamento nas montanhas e atravessa a Itália para encontrar explicações.
Que motivação estaria por trás da atitude de frei Leo? E por que mandara uma mensagem cifrada?
Ao buscar respostas,Conrad descobre uma armação de altos membros do clero para proteger um segredo que poderia destruir a Ordem e abalar os alicerces da Igreja Católica, colocando em risco sua vida, seus votos e sua própria fé.
Numa trama cheia de suspense, romance e aventura, "A Conspiração Franciscana" conduz o leitor por histórias paralelas que pouco a pouco vão se cruzando e revelando conexões surpreendentes.


-Não me venham dizer que Francisco fracassou.O Espírito de Conciliação apropriou-se de seu sonho e podou-o a gosto: apropriou-se de seus irmãos (...) e modificou-os, da mesma forma como tentara modificá-lo desde o início,transformando-os em monges bons,mas banais. Apropriou-se de seu
corpo e enterrou-o em uma das maiores igrejas da Itália. Apropriou-se da história perigosa de sua vida, censurou-a e adaptou-a nas biografias. Mas não conseguiu apoderar-se de Francisco. (...)
Francisco triunfou; foram os outros
que fracassaram.
— ERNEST RAYMOND


-A Conspiração Franciscana - Caso Satã existisse, o futuro da ordem fundada por São Francisco lhe proporcionaria um prazer extraordinário. (...) O resultado final da vida de São Francisco foi criar mais uma ordem abastada e corrupta para fortalecer à hierarquia e facilitar a perseguição a todos que se sobressaíssem pelas virtudes morais ou pela liberdade de pensamento. Tendo em vista o caráter e os objetivos pessoais dele, é impossível imaginar conseqüência mais amargamente irônica.
— BERTRAND RUSSELL

Não me venham dizer que Francisco fracassou. O Espírito de Conciliação apropriou-se de seu sonho e podou-o a gosto: apropriou-se de seus irmãos (...) e modificou-os, da mesma forma como tentara modificá-lo desde o início, transformando-os em monges bons, mas banais. Apropriou-se de seu corpo e enterrou-o em uma das maiores igrejas da Itália. Apropriou-se da história perigosa de sua vida, censurou-a e adaptou-a nas biografias. Mas não conseguiu apoderar-se de Francisco. (...) Francisco triunfou; foram osoutros que fracassaram.


Indico €sta l€itura

Nenhum comentário:

Postar um comentário